sexta-feira, 13 de abril de 2012

Escrita criativa


A família dos “As”

Olá, chamo-me António e tenho uma família fantástica, nós somos: a Família dos As.
  O meu pai chama-se Alberto, minha mãe, Albertina. O meu avô, que é muito brincalhão, mas às vezes muito sério é André e a minha avó muito dorminhoca é Alda.
O meu tio é Anacleto e a minha tia Anabela.
A minha irmã chama-se Ana e as minhas primas Alexandra, Adelaide e Adriana.
Os meus primos, que ao todo são sete chamam-se: Adolfo, Ademir, Albano, Amélio, Afonso, Alexandre e Alfredo.
Eu, a minha irmã, e os meus primos e primas já combinámos uma coisa: quando algum de nós tiver filhos vamos dar-lhes nomes começados por “E”; vamos dar início a uma nova família que vai ser “A Família dos Es”, com Elias, Edgar, Estevão, Evaldo, Eva, Edelina, Elisabete, Eugénia e muito, muito mais…                                     Guilherme Almeida



                              A família dos "As"
André é o nome do meu pai, irmão do meu tio Alexandre e da minha tia Ana. A minha mãe chama-se Adelaide, e os pais dela, meus avós, António e Amanda. Os meus outros avós são o Albano e a Antónia. Tenho um primo chamado Afonso e uma prima chamada Andreia, filhos da tia Albina e do tio Almerindo. Tenho também duas irmãzinhas muito amigas e autoritárias, a Anastácia e a Anabela.
Chamo-me Alexandra. Era para ser Ana, mas foi só um pequeno engano da minha mãe…Vou contar-vos o que se passou: quando a minha mãe estava prestes a entregar o livro de registos, a minha tia Albina apercebeu-se que a minha tia Ana tinha o mesmo nome do que eu. Logo em seguida segredou isto à minha avó Amanda que passou a mensagem ao meu tio Alexandre que logo contou o sucedido num tom de preocupação à minha mãe. Apressadamente a minha mãe riscou Ana e escreveu o único nome que lhe veio à cabeça, Alexandra.
Sou do Alentejo, mas também podia ter nascido noutra aldeia qualquer, ou na Alemanha, ainda irei de ir lá, de avião, claro.
Não pensem que sou anormal, mas sou ansiosa. Quando for grande quero ser advogada, ou talvez acrobata.
Conheço como a palma da minha mão, todas as palavras do dicionário começadas por A. Sei o significado de: abegão, agregado, abstémio…e muitas mais!!!
Não sou aldrabona nem acriançada! Mas sou amorosa! 
                                                        Teresa Soromenho





                                                            A família dos ‘As’
  Olá a toda gente,eu chamo-me Andreia,e vou apresentar-vos a minha família. Começando pela minha mãe, que se chama Ana e é advogada, o meu pai é o Artur e é aviador, o meu irmão é o André, mas ainda não tem profissão. Ele sonha seguir os passos da mãe, ou seja, quer ser advogado.
 Os meu avós são a Amélia e o António, e ambos são artistas. Por fim, os meus tios: a Ariel, analista e o Abel, o automobilista da família.
Todos nós formamos a família dos As, pois quando nos unimos somos todos alegres! Vivemos em Aveiro, mas temos casa na Alemanha e no Alentejo. Estamos à espera de uma prima chamada Amália. Acreditamos que se vai tornar uma famosa cantora de fado!
                                                                  Sara Tribuna


                                                  A família dos ‘As’ 
                Eu sou a Andreia e vou vos apresentar a minha família, 
toda começada por A. António é o nome do meu tio, Antónia é o nome
da minha tia que é irmã da minha mãe que se chama Ana. Tenho 
uma avó Anabela e um avo Álvaro. O meu pai chama-se Afonso e 
os pais do meu pai,Albertina e Almiro. A minha irmã bebé é a Alexandra 
e gosta muito da minha prima Amélia e da tia Adelaide que é casada com o Artur.
              Eu chamo-me Andreia, mas também me tratam por Anabela, pois 
dizem que sou parecida com  a minha avó.
              Acreditam que o meu avô era para chamar ao meu pai Miguel? Mas
pensou duas vezes:o A é a primeira vogal e o alfabeto começa com A. Como ele 
era Almiro e a sua esposa Albertina, decidiu chamar-lhe Afonso.E assim ficou!
              Quando for grande gostava de ser acrobata. Andreia, a acrobata, 
angelical, aplicada e artista. Isto num grande cartaz alto.
              Vivo em Angola situada em África, separada da América do Sul
pelo Oceano Atlântico. 
               Um dia gostava de ir visitar os meus primos a Aveiro e a minha 
avó ao Algarve, sabiam que ela é algarvia?                        Catarina Gameiro
                                              


                                                                A família dos ‘As’ 
 
A minha família é muito grande: o meu pai é António e a minha mãe é Anabela. Da parte do pai, tenho os primos Álvaro e Alexandre e a minha prima de nome Amália. A minha tia Amanda é casada com um pintor de nome Augusto. O pai do meu pai é Armando e a minha avó é Amélia. Da parte da mãe, tenho a minha prima Angélica e tenho duas tias: uma é Ana e outra é Ângela. A tia Ana é casada com o tio Artur e é mãe da minha prima. A tia Ângela é portuguesa, mas criou o seu filho e meu primo, Abdala, na Arábia.
-Eu chamo-me Alice e a minha melhor amiga chama-se Andreia.
Quando eu nasci, no hospital da minha cidade, Aveiro, a enfermeira perguntou o meu nome ao meu pai, António, e o meu pai perguntou como eu me chamaria à minha mãe, Anabela. A minha mãe perguntou como é que eu me chamaria às minhas duas tias, Ana e Ângela. Uma respondeu Adelinda e a outra respondeu Adelaide. A minha avó, logo que ouviu isto disse: fica Alice e pronto. E assim fiquei!
Desde pequena que gosto muito de ler história antigas, por isso, quando for grande quero ser Alfarrabista.
Conheço todas as palavras do dicionário começadas por A. Podem-me perguntar o que é abelhudo, abstenção ou até mesmo abundar.
Mas por favor, não me chamem aborrecida, ou muito menos analfabeta!!!
Francisca Lopes
                                              
 

                                                             



 

Sem comentários:

Enviar um comentário